Relógio

PROJETO CONECTA 2012

Está sendo surpreendente o interesse dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, durante as aulas nas salas de tecnologias.
Tendo como objetivo geral a garantia de um aprendizado significativo aos alunos da rede estadual de Campo Grande MS, por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Objetivo de melhorar a interpretação, desenvolver a criatividade, a habilidades para resolver simulados, melhorar a escrita e a habilidade de manusear o computador utilizando as ferramentas computacionais disponíveis E.E. Marçal de Souza Tupã-Y . Pedagógico por turma prioritária, tendo como foco a melhoria do IDEB e o desempenho dos alunos na Prova Brasil e no ENEM.


Turmas prioritárias: 1 Ano C,(Matutino) 7 Ano B(Vespertino) e 3 Ano B(Noturno).


             PROJETO CONECTA
EDUCANDO PARA PAZ NA ESCOLA





Educando para Paz na Escola on @slideshare 
http://www.slideshare.net/marimestriner/educando-para-paz-na-escola

Educando para Paz na Escola from marimestriner


Exposição dos trabalhos STE.

























PROJETO CONECTA
Professor: Roberto Lecore
Disciplina : Matemática 
7 ano B Vespertino


O jogo tem vários objetivos dentre eles por desenvolver habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula, o professor deve, inclusive aproveitar a realidade que cerca o educando para facilitar sua aprendizagem no dia a dia. O jogo é um processo que auxilia a evolução da criança, utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Por meio dos jogos as crianças passam a compreender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem.











PROJETO CONECTA
Professor: Sesinaldo
Disciplina : Língua Portuguesa 
7 ano B Vespertino

http://www.saladeatividades.com.br/















PROJETO CONECTA

ATIVIDADES PARA AJUDAR NO ENEM 
3 ANO B NOTURNO



PROJETO CONECTA
PROFESSOR :FAUSTINO 
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA 1 ANO C  E 3 ANO B

O jogo de Xadrez especificamente exercita diversas características, como raciocínio lógico, concentração, pensamento analítico e autoconfiança. Acreditamos que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar”, não apresenta limites, antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo. Este trabalho discute as possibilidades da inserção do jogo, mais especificamente do xadrez em sala de aula, na perspectiva do ensino e aprendizagem da Matemática.
O xadrez, por ser um jogo de regras, impõe ao aprendiz normas de planejamento e estratégia, além de uma série de julgamentos que o jogador deve fazer, pois existe um limitador que se relaciona a interdependência entre as jogadas (anteriores e do adversário).











O xadrez estimula nas pessoas, em especial nos estudantes, um grande poder de concentração e raciocínio lógico.








































O ensino-aprendizagem da matemática através do jogo de xadrez a educação vem ganhando destaque pelos estudos, pesquisas e reformas. Quanto ao campo da matemática, a preocupação é desencadear um ensino de qualidade para o ensino-aprendizagem desta disciplina.















































PROJETO CONECTA
PROFESSOR :VALDINEI
DISCIPLINA: CIÊNCIAS

TURMA:7 ANO B
Visão Humana

Aprenda mais um pouco sobre a Visão Humana, através de informações e testes contidos no site Ática Educacional.

Clique na imagem abaixo:





PROJETO CONECTA
PROFESSORA : CIDA FLORES
DISCIPLINA: QUIMICA
TURMA:1 ANO C


Acesse o site abaixo e obtenha informações sobre os elementos químicos, suas características, propriedades, aplicações, etc. Você pode colocar o cursor do mouse em cima do elemento e visualizar alguns detalhes que aparecem num quadro e também clicar no elemento para abrir uma janela com diversas informações. Clique e experimente...















PROJETO CONECTA
PROFESSORA : CIDA FLORES
DISCIPLINA: QUÍMICA, BIOLOGIA
TURMA:3 ANO B
"Água, fonte de vida” 
PRESERVAR E PROTEGER PARA NÃO FALTAR OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO):O principal objetivo do projeto é trabalhar com os alunos do ensino médio do turno noturno 3 ANO B, Tal prática deverá ser estimulada a partir de informações veiculadas em jornais, revistas, TV e internet. A intenção é mostrar que ações ligadas à prática da preservação ambiental e a consciência ecológica trazem benefícios a todos, em todos os sentidos Com a ajuda da TV pendrive, serão exibidas peças publicitárias que sugerem ações de economia da água. Após a exibição, uma análise deverá ser feita e um debate promovido a fim de responder as seguintes questões: as sugestões são de fácil implementação? O que ganharíamos a curto, médio e longo prazo com a adoção das medidas? O que mais poderá ser proposto para economizar e preservar a água? No laboratório de informática, com a ajuda da internet, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto. Neste momento cabe ressaltar que é fundamental saber onde buscar as informações: sites de ONG´s, de empresas de saneamento básico, de jornais e revistas podem ser sugeridos para a pesquisa. 

















Atividades feita pelos alunos.



PROJETO CONECTA

PROFESSORA CIDINHA

DISCIPLINA GEOGRAFIA 

TURMA :7 ANO B

Teste seus conhecimentos de Geografia.




Arrume o Mapa do Brasil e veja se conhece bem seu país...

Clique no link abaixo e comece a jogar. Arraste os estados e encaixe no lugar correto.

http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm


Jogo das Capitais

Jogo interessante que testa seus conhecimentos de Geografia. Tente adivinhar a capital de oito países que o sistema irá sortear. O nível de dificuldade irá aumentando a cada resposta.
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/Capitais



















PROJETO CONECTA 
 PROFESSORA REGENTE: SISA BASTOS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
                         TURMA : 1 ANO C

Com o objetivo de mostrar aos alunos que a maneira de contar um fato apresenta diferenças na narrativa, uma vez que tudo depende da posição do narrador na história e do seu ponto de vista, o professor deverá levar os alunos para assistirem ao filme “Um amor para recordar” ( A walk to remember).Primeiramente, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática para pesquisarem sobre os seguintes dados do filme: ficha técnica, sinopse e resenhas.Sinopse e ficha técnica, disponíveis no site:


Um Amor para Recordar (A Walk to Remember)  ano de lançamento ( EUA ) : 2002  direção: Adam Shankman  atores: Shane West , Mandy Moore , Peter Coyote , Daryl Hannah , Lauren German  duração: 01 hs 40 min  Sinopse: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.


Resenha sobre o filme disponível no site:http://www.webartigos.com/articles/14365/1/um-amor-para-recordar-resenha-do-filme/pagina1.htmlApós a realização da pesquisa sobre sinopse, ficha técnica e a resenha, e, antes de levar os alunos à sala de vídeo para assistir ao filme, o professor deverá informar a eles o objetivo desta atividade, qual seja: de pois de assistir ao filme, eles deverão produzir uma narrativa escrita.
  • Quem conta uma história é sempre o narrador. Se a história é oral, o narrador se confunde com o próprio autor, mas se a história é escrita, há mudanças, uma vez que quem escreve a narrativa é o autor, no entanto, este não se confunde com o narrador do texto escrito.
  • Em relação a filmes, muitos contam histórias, mas não sendo nem relato oral, nem escrito, pode-se dizer que o cinema possui um narrador? Considerando que uma narrativa há uma seqüência de fatos que são ligados temporalmente, por meio de cadeias de causa e efeito e um desenrolar de eventos que se relacionam a um ou mais personagens certamente essa concepção vale para os filmes.
  • Atividade
Ao corrigir os textos dos alunos, o professor deverá verificar se os alunos desenvolveram a proposta e se o objetivo da produção foi atingido. Por meio da produção escrita dos alunos, o professor poderá também avaliá-los em relação ao conteúdo ensinado: diferentes pontos de vista que podem ser assumidos por narrador e as implicações decorrentes dessa escolha.  












PROJETO CONECTA 

PROFESSORA REGENTE: SISA BASTOS

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA : 1 ANO C



O site UmPortugues.com foi criado para ajudar na correção ortográfica, trazendo textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da nova grafia.








PROJETO CONECTA 

PROFESSORA REGENTE: SISA BASTOS e FAUSTINO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

TURMA : 1 ANO C

Apos utilizar o site UmPortugues.com, www.estudamos.com.br/portugues/
  e www.profcardy.com/matematica os professores Sisa e Faustino aplicaram  Simulado tendo como objetivo geral, elevar o desempenho acadêmicos dos estudantes. Incentivar a leitura, escrita, raciocínio lógico, a busca e contextualização com exames de Vestibular, Prova Brasil e Saems.












PROJETO CONECTA
Professora Adelaide Oliveira

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
3 ANO B

As provas do ENEM estão chegando, dias 03 e 04 de novembro. Como principal porta de entrada para o Ensino Superior faz com que os alunos se dedicam quase que exclusivamente para a realização das provas. Pensando nisso, a professora Adelaide Oliveira trabalhou com os alunos simulados (http://www.profcardy.com/exercicios/simulado-enem.php#gerador) e produções de textos que auxiliam como preparação para a realização das provas de Linguagens e Redação.






PROJETO CONECTA    

Visita Universidade Anhanguera 


No dia 26 de setembro, a Escola Estadual Marçal de Souza Tupã Y com os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de acompanhar um aulão. Na ocasião, ocorreu ainda à tradicional Feira das Profissões, espaço para os futuros universitários conhecerem um pouco mais sobre as almejadas profissões. Feira das Profissões é voltada aos alunos de todas as séries do Ensino Médio.Os alunos projeto conecta tiveram a oportunidade de estar conhecendo Universidade Anhanguera. 




































































Os alunos 9 Ano B com professor Dorneles 
Jogo Bloquinho Azul.
jogo bloquinho azul


Jogo Labirinto da Tabuada

labirinto-da-tabuada


Prova Brasil de Matemática - 9º ano: números e operações/álgebra e funções



Localizar números racionais (Descritor 17)
Observe os números que aparecem na reta abaixo.

O número indicado pela seta é
(A) 0,9.               (B) 0,54.                (C) 0,8.                 (D) 0,55.





Identificar frações (Descritor 22)
Nas figuras abaixo, as áreas escuras são partes tiradas do inteiro. A parte escura que equivale aos 3/5 tirados do inteiro é
(A) (B) (C) (D)





















PROJETO CONECTA 




Os alunos do 7 Ano B com professor Valdiney utilizou atividades
on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm



http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm





http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm




PROJETO CONECTA



Aula sobre TEOREMA DE PITÁGORAS com auxilio da

Coordenadora de Área Matemática Prof Alessandra. 




O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto.


























PROJETO CONECTA

Professora: Sisa de Lima Bastos

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA  - ESCREVENDO O FUTURO/  2012



Aluno(a): Flávio Moraes
Título: Vida boa sem esforços


Texto:
Um país onde,traficantes, estupradores e assaltantes vivem melhor do que cidadãos de bem,muito me indigna a vida que esses traficantes possuem nos presídios brasileiros.E não é diferente a situação dos presídios do estado onde moro. Relatos, entrevistas e reportagens, afirmam que "grandões do tráfico", tem privilégio nos presídios. Como podemos dizer que vivemos num país justo, com valores humanos e tantas injustiças?Propagandas, campanhas eleitorais, horário político. “Você “ouve isso toda hora:” somos um país justo HAHAHA”, poupe-nos dessa hipocrisia. Sabemos que enquanto trabalhamos para conseguir pagar luz, água... Bandidos estão desfrutando do bom e do melhor. Como podemos dizer que é um país justo, onde o salário mínimo é de R$622,00 e uma bolsa do presidiário pra os familiares é de R$946,00?Onde está à justiça nisso? Estamos cansados de ver podridão nesse país, sem citar que, enquanto os “grandões" ganham tudo do bom do melhor, a saúde está uma calamidade, educação... Sem falar nas greves... Que mais de sessenta faculdades estão paradas e até agora nenhuma ação para reverter tudo isso. Acorda Brasil! Porque é seu voto que decide que vai comandar o país que você vive, e você acha que não tem nada a ver os nossos problemas com o voto. Enganam-se quem acha o contrário, eles tem ligação direta com isso. Muitos deputados se elegem com publico, e o dinheiro você acha que volta para seu bolso... Acorda Brasil!



ESCOLA ESTADUAL MARÇAL DE SOUZA  TUPÃ Y
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA     - ENSINO  MÉDIO   PROFESSORA: MARA DA SILVA DOS SANTOS
ALUNO: LEMUEL  VIRISSIMO DE  MOURA                                     




            INFÂNCIA  TRISTE

          
  Acordo premeditado numa manhã ensolarada,  o primeiro intuito seria sair do sedentarismo a caminho da casa  de minha avó, que fica a poucos quilômetros da minha casa.
            Ao chegar a casa dessa senhora, é quase surpresa para mim que o chão havia virado pedra, descanso em uma  sombra embrionária tentando me livrar da exaustão, no mesmo instante reparo em sua residência e observo-a varrendo o quintal. Minhas  palavras calmas chamam a sua atenção, ela se aproxima insistentemente  forçando sua  visão, pois pouco  me reconhecia. Convida para entrar, entro já aliviado porque aprecio sua carinhosa hospitalidade. Depois de um breve tempo em sua companhia, ela me  pergunta se posso ir _à padaria comprar pães, certamente  respondo que sim.
            No percurso da padaria  que fica duas quadras subindo a rua, fixo meu olhar  longe em um pé de manga imenso e um pé de  guavira, em frente estava uma menina que aparentava ser mulher  e vestia roupas curtas adequadas  ao calor escaldante típico  da exuberante cidade morena. Conforme eu andava aprendia  mais, reparei que atrás das árvores de  frutas situava uma horta belíssima  de meio quarteirão  por metros quadrados, onde trabalhava um homem sem camisa e   com calça  e botas brancas, era provavelmente  o pai da criança  de pele  morena e cabelos    longos e crespos. A garota tímida, de corpo esguio e mirrado,  trabalhava incansavelmente  lavando louças enquanto o pai dava ordens severas.

            Estava sentada numa cadeira  dessas de escola mesmo, a mesa em forma de semicírculo em sua frente também  demonstrava que o ofício da pequenina  era atender quem chegasse para comprar  as verduras de seu pai. Ela,  em sua expressão  demonstrava tédio, senti que hipocondria invadia sua alma, seu olhar triste e melancólico gritava por socorro implícito,  em gestos simples  com as mãos parecia estar escrevendo em um caderno imaginário a sua própria história.
            Em segundos de reflexão, pensei, “que futuro terá essa menina”, dizem que verde é saúde, mas não consegui imaginar um futuro mais desverdeado  quanto esse. Então me dei conta que ela não era a única em meio a tantas outras por esse país. 


PROJETO CONECTA 



 Professora Elisângela trabalhou com as turmas a gripe Influenza A (H1N1).

Explorando o texto online:

Inicialmente, propomos uma investigação online para os alunos identificarem o que é a gripe H1N1, sintomas e diferença entre a gripe A e outras gripes.
Organize a turma em grupos de quatro alunos e solicite que usem o tablet ou o laptop a partir do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys gt; Aplicativos gt; Internet gt; Mozilla Firefox), para acessarem os sítios abaixo e responderem às seguintes questões:
·         O que é a gripe H1N1
·         Por quais outros nomes ela pode ser identificada
·         Quais são os sintomas dessa nova gripe
·         O que diferencia essa gripe das demais
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfmidtxt=31267 (Sítio – Portal da saúde – SUS)
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/ (Sítio do Dr. Drauzio Varella que aborda sobre a gripe H1N1)
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php697amp;-gripe-a-h1n1 (Sítio que aborda conceito, contágio, sintomas e prevenção da gripe A)
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfmid_area=1534 (Aborda o conceito de Influenza A e recomendações do Ministério da Saúde))


    Identificar formas de contágio
Professor, para que os alunos identifiquem as formas de contágio do vírus H1N1, apresente os vídeos da turma na Monica:

contagio

Fonte:http://www.youtube.com/watchv=LiqAPwlgXIk.


Música sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão, não é desprezo é apenas proteção
contagio2
 Fonte: http://www.youtube.com/watchv=k9kf5n3Wmh4


ra


 Produção dos Alunos














PROJETO CONECTA

Alcoolismo na Adolescência
Turma: 7 Ano B
Professora Kely Disciplina: Inglês



































PROJETO CONECTA

Professora Adelaide Oliveira

View more presentations from marimestriner.

Bullying: diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.

OBJETIVO GERAL

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos.

 METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
  •          Apresentação de Filmes; 
  •          Produção de Textos;

   

ESCOLA ESTADUAL MARÇAL DE SOUZA TUPÃ Y

ALUNO: Jéssica Portilho

TURMA:      3ANO B                    

PRODUÇÃO TEXTUAL

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo" BULLYING:                         

Agressões físicas, verbais, tudo isso se tem um nome, mais conhecido no USA por bullying, onde tenho certeza que muitos já praticaram forma vítimas, ou mesmo foi testemunhou um caso. Nos maiores casos, o bully e praticado de formas físicas, ou mesmos verbais. “No caso físico, e a chamada ‘pancadaria”, quando uma pessoa quer bater outra pessoa, ou porque si acha superior a outro, ou vingança, ou mesmo coisas ridículas. e tem a agressão verbal como xingamentos. Resumindo, o bullying é uma ação fúteis, que outras pessoas mais fúteis praticam.

Jefferson Batista 

 TURMA 1C

Bullying é errado. A agressão, tanto física quanto verbal pode causar trauma nas  vitimas, como também pode transformar uma pessoa pacifica em violenta. Não faça isso! Respeite seus colegas  e familiares. Respeite as diferenças!

 

 

As Alunas do 3 ano B, com professora explicando atividades sobre Bullying. Utilizando os recurso Midiáticos.  



Atividades

View more documents from marimestriner.
PROFESSORA: MARA
LITERATURA-ROMANTISMO PROSA
PROFESSORA: ADELAIDE OLIVEIRA
Disciplina : Língua Portuguesa 
FOTONOVELA
Possibilita uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento, onde os participantes atuem como agentes de inovação. Navegar em novos caminhos, como forma de ampliação de seu senso percepção. Auxilia na formação de um aluno mais crítico e participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário